Obesidade e síndrome dos ovários policísticos: vínculo fisiopatológico e impacto no fenótipo das pacientes

Autores

  • Lenora Maria Leão Departamento de Medicina Interna. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2014.9796

Resumo

A síndrome dos ovários policísticos é uma desordem endócrina complexa, frequentemente observada em mulheres na faixa de idade reprodutiva. Embora sua etiologia permaneça pouco esclarecida, há crescentes evidências de que a resistência à insulina e à hiperinsulinemia compensatória desempenha um papel central na patogênese da desordem. A resistência à insulina é intrínseca à síndrome, porém, sobrepeso, obesidade e particularmente obesidade central podem exacerbá-la, com possíveis consequências no fenótipo da desordem.A prevalência exata de obesidade em portadoras da síndrome dos ovários policísticos é desconhecida, sabendo-se, contudo, que o aumento de adiposidade global e visceral é bastante comum nestas pacientes e parece variar com a idade, raça, fatores genéticos e ambientais. Alguns estudos sugerem que a obesidade apresenta pouco impacto nos sinais, sintomas ou desenvolvimento da síndrome dos ovários policísticos, outros, porém, demonstram que o excesso de peso e o acúmulo de gordura intra-abdominal podem agravar a hiperandrogenemia, distúrbios menstruais, anovulação crônica, hipertensão arterial e algumas anormalidades metabólicas tais como dislipidemias e intolerância à glicose, elevando o risco de infertilidade, diabetes mellitus, aterosclerose e doença cardiovascular clínica/subclínica. A obesidade nestas pacientes também tem sido associada à redução de resposta aos tratamentos para infertilidade, elevação do risco de complicações gravídicas, câncer de endométrio e comorbidades psicológicas.A redução do peso corporal através de mudanças comportamentais, medicamentos ou cirurgia bariátrica representa, portanto, a primeira linha de abordagem terapêutica em mulheres obesas portadoras da síndrome dos ovários policísticos. Em resposta à diminuição da adiposidade, há melhora na resistência à insulina e hiperandrogenemia com benefícios em diversos parâmetros, especialmente naqueles relacionados aos distúrbios reprodutivos e metabólicos.

Descritores: Síndrome dos ovários policísticos; Resistência insulínica; Obesidade; Fenótipo; Fisiopatologia.

 

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2014;13(1):33-37

doi:10.12957/rhupe.2014.9796

Biografia do Autor

Lenora Maria Leão, Departamento de Medicina Interna. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Medicina Interna. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-03-17

Edição

Seção

Artigos