A Imunização contra a tuberculose

Autores

  • Clemax Sant’Anna Professor associado do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro da Rede TB.
  • Sidney Ferreira Professor assistente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ

Resumo

Revisão não sistemática da literatura, enfocando aspectos da vacinação BCG, revacinação BCG e perspectivas de novas vacinas contra a tuberculose, de interesse em Pediatria. Foram consultadas fontes oficiais do Ministério da Saúde – Brasil, da Organização Mundial da Saúde (Stop TB), Rede TB e banco de dados Medline.A vacinação BCG em recém-nascidos continua sendo estratégia importante para evitar a meningoencefalite por tuberculose, sobretudo no Brasil, onde sua proteção é duradoura e atravessa a adolescência. Ainda não há novas vacinas contra a tuberculose que possam ser empregadas na prática.

Biografia do Autor

Clemax Sant’Anna, Professor associado do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro da Rede TB.

Professor associado do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro da Rede TB.

Sidney Ferreira, Professor assistente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ

Professor assistente do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ

Downloads

Edição

Seção

Artigos