Asma brônquica

Autores

  • Eduardo Costa Silva Mestre em Imunologia Clínica pela UFRJ. Chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ. Chefe do Setor e Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Alergia e Imunologia Clínica do HU Pedro Ernesto/UERJ.

Resumo

A asma brônquica é uma doença crônica caracterizada por inflamação da via aérea, hiper-responsividade brônquica e crises de broncoespasmo com obstrução reversível ao fluxo aéreo. O desenvolvimento e manutenção da asma dependem da ação de fatores externos variados em indivíduos geneticamente predispostos, e é considerada em todo mundo, um problema de saúde pública, devido a alta prevalência e custos socioeconômicos.O artigo faz uma revisão de sua epidemiologia, etiopatogenia e fisiopatologia, diagnóstico clínico, funcional e da alergia, diagnóstico diferencial, classificação pela gravidade inicial e pelos níveis de controle e, finalmente, de seu tratamento atual na crise e fora da crise.A asma é, do ponto de vista etiológico, uma doença multifatorial, e do ponto de vista clínico, uma doença multifacetada, com grandes variações de suas manifestações clínicas e de evolução natural, requerendo uma abordagem atenta, ampla, interdisciplinar e, muitas vezes, multiprofissional.

Biografia do Autor

Eduardo Costa Silva, Mestre em Imunologia Clínica pela UFRJ. Chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ. Chefe do Setor e Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Alergia e Imunologia Clínica do HU Pedro Ernesto/UERJ.

Mestre em Imunologia Clínica pela UFRJ. Chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Diretoria Geral de Saúde do CBMERJ. Chefe do Setor e Coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em Alergia e Imunologia Clínica do HU Pedro Ernesto/UERJ.

Downloads