Apendicite aguda

Autores

  • Roberto Garcia de Freitas Professor Associado do Departamento de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Livre-Docente em Cirurgia Geral/UERJ; Mestre em Cirurgia Gastroenterológica/UFF; Chefe do Serviço de Cirurgia Geral do HUPE/UERJ.
  • Marcos Bettini Pitombo Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia Geral. Doutor em Cirurgia Geral/UFRJ; Chefe do Departamento de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Maria Cristina Maya Professora Adjunta do departamento de Cirurgia Geral; Doutora em Cirurgia Geral/UFRJ; Coordenadora da Disciplina de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
  • Paulo Roberto Leal Professor Assistente do Departamento de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Mestre em Cirurgia Gastroenterológica/UFF; Chefe da UDA de Cirurgia Oncológica do HUPE/UERJ.

Resumo

Os autores apresentam uma ampla revisão da apendicite aguda. Os marcos históricos importantes são relatados, desde Leonardo da Vinci em 1492. A epidemiologia, etiologia e fisiopatologia são abordadas de uma forma concisa e clara. O diagnóstico clínico é particularmente discutido numa ampla apresentação dos principais sinais e sintomas, e das diferentes formas de apresentação, com a perspectiva de estabelecer o diagnóstico ainda numa fase inicial. Os meios complementares de imagem, especialmente a ultrassonografia e a tomografia computadorizada, têm sua importância ressaltada, frisando as apresentações mais frequentes e mostrando suas imagens. O tratamento é apresentado, nas suas diferentes formas, chamando a atenção para a apendicectomia precoce. Finalmente, formas incomuns da apendicite são mencionadas e tratamentos de exceção são lembrados.

Biografia do Autor

Roberto Garcia de Freitas, Professor Associado do Departamento de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Livre-Docente em Cirurgia Geral/UERJ; Mestre em Cirurgia Gastroenterológica/UFF; Chefe do Serviço de Cirurgia Geral do HUPE/UERJ.

Professor Associado do Departamento de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Livre-Docente em Cirurgia Geral/UERJ; Mestre em Cirurgia Gastroenterológica/UFF;Chefe do Serviço de Cirurgia Geral do HUPE/UERJ.

Marcos Bettini Pitombo, Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia Geral. Doutor em Cirurgia Geral/UFRJ; Chefe do Departamento de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Professor Adjunto do Departamento de Cirurgia Geral. Doutor em Cirurgia Geral/UFRJ; Chefe do Departamento de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Maria Cristina Maya, Professora Adjunta do departamento de Cirurgia Geral; Doutora em Cirurgia Geral/UFRJ; Coordenadora da Disciplina de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Professora Adjunta do departamento de Cirurgia Geral;Doutora em Cirurgia Geral/UFRJ; Coordenadora da Disciplina de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Paulo Roberto Leal, Professor Assistente do Departamento de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Mestre em Cirurgia Gastroenterológica/UFF; Chefe da UDA de Cirurgia Oncológica do HUPE/UERJ.

Professor Assistente do Departamento de Cirurgia Geral da FCM/UERJ; Mestre em Cirurgia Gastroenterológica/UFF; Chefe da UDA de Cirurgia Oncológica do HUPE/UERJ.

Downloads