Quimioprofilaxia

Autores

  • Teresinha Yoshiko Maeda Professora Assistente da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense.
  • Arnaldo José Noronha Filho Professor Auxiliar da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Resumo

A quimioprofilaxia consiste na administração de medicamentos capazes de prevenir a infecção pelo bacilo da tuberculose (quimioprofilaxia primária) ou de evitar que o indivíduo, já infectado, adoeça (quimioprofilaxia secundária).A principal droga utilizada é a isoniazida (INH), na dose de 10mg/kg de peso corporal (dose máxima de 300 a 400 mg), diariamente, em única tomada, pela manhã, durante 6 meses. A INH mostrou ser capaz de reduzir a incidência de doença em mais de 90% entre adultos e em 95% em crianças infectados pelo bacilo de Koch, quando usada por 6 meses. Possui grande poder bactericida, menos efeitos colaterais indesejáveis e menor custo. Em caso de intolerância à INH, pode-se usar a rifampicina na dose de 10 mg/kg (dose máxima de 600mg), em dose única pela manhã, por um período de 3 meses.

Downloads

Publicado

2006-12-31

Edição

Seção

Artigos