Tuberculose e Aids

Autores

  • Arnaldo José Noronha Filho Professor Auxiliar da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Teresinha Yoshiko Maeda Professora Assistente da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense.
  • Denis Muniz Ferraz Professor Assistente da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Pneumologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resumo

Estima-se que, aproximadamente, 30% da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis, algo em torno de 1,94 bilhões de pessoas .Sob o controle dos mecanismos imunes celulares, o bacilo de Koch pode permanecer quiescente no organismo sem causar doença. Porém, fatores que levam à deterioração da resposta imune, como o HIV, a subnutrição, o alcoolismo, o diabetes mellitus, a silicose, a insuficiência renal crônica, a quimioterapia anti-neoplásica e o uso de imunossupressores em transplantes, predispõem à abertura do quadro de tuberculose (TB).Em 1981, relatou-se o primeiro caso de AIDS e o agente causador da síndrome, o HIV, foi identificado em 1983. Em 2001 havia 20 milhões de pessoas infectadas pelo HIV, no mundo. Hoje esse número dobrou. Desses 20 milhões de casos novos, 95% estão em países subdesenvolvidos. Três milhões são crianças em idade de amamentação. Dos 40 milhões de indivíduos portadores do HIV, mais de 25 milhões encontram-se na África, ao sul do Saara.Com a disseminação do HIV ficou evidente o grave problema de saúde pública, de proporções pandêmicas, que esta infecção significava. O resultado da mistura explosiva das duas pragas, foi um brutal incremento na incidência de tuberculose doença. Aproximadamente 8 milhões de pessoas em todo o mundo são co-infectadas pelo HIV e pela tuberculose. No Brasil, 8% dos pacientes com tuberculose também têm AIDS. Cerca de 50% das pessoas com as duas infecções irão desenvolver a tuberculose clínica, que está associada com uma menor sobrevida dos portadores de AIDS. As taxas de reativação podem ser até 20 vezes maiores do que em pessoas sem o HIV.

Downloads

Publicado

2006-12-31

Edição

Seção

Artigos