História natural e apresentação clínica

Autores

  • Agnaldo José Lopes Professor Substituto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutorando em Pneumologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Ursula Jansen Médica Pós-Graduada em Pneumologia e Tisiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Domenico Capone Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Radiologia e Imagenologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • José Manoel Jansen Professor Titular da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina.

Resumo

Na Grécia Antiga, Hipócrates já dizia: “Um tísico nasce de outro tísico”. Entretanto, foi Villemin, em 1866 que demonstrou a inoculabilidade das lesões tuberculosas, introduzindo-se, assim, a noção de contágio da doença, que recebeu a confirmação alguns anos depois, em 1882, quando Robert Koch isolou o bacilo. Hoje, sabe-se que a transmissão do bacilo da tuberculose é feita quase que exclusivamente pela via inalatória, especialmente a partir do indivíduo portador da forma cavitária da doença no pulmão ou da forma laringéia. A fala, o espirro e, principalmente, a tosse de um doente com tuberculose pulmonar lançam no ar gotículas contaminadas de tamanhos variados, também chamadas de gotículas de Pflügge. As mais pesadas vão ao chão, enquanto as mais leves permanecem em suspensão no ar, ou porque são pequenas ou porque sofrem evaporação. Nas gotículas suspensas, apenas 1% dos bacilos presentes conseguem sobreviver por algumas horas, desde que estejam em locais sem ventilação e não expostos à luz solar, fatal para o bacilo.

Downloads

Publicado

2006-12-31

Edição

Seção

Artigos