Patogenia e imunologia

Autores

  • Agnaldo José Lopes Professor Substituto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutorando em Pneumologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • José Manoel Jansen Professor Titular da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Pneumolgia pela Universidade Federal de São Paulo. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina.
  • Domenico Capone Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Radiologia e Imagenologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Resumo

Normalmente, logo após o contágio, parte dos bacilos inalados é retida pelos mecanismos físicos de defesa do aparelho respiratório, incluindo os pêlos nasais, a angulação das vias aéreas, o turbilhonamento aéreo, o reflexo da tosse e o clearance mucociliar. Outra parte ultrapassa esses mecanismos de defesa e atinge os alvéolos. Entretanto, para se instalar no organismo humano, o M. tuberculosis necessita ligar-se a uma grande variedade de receptores celulares. É essa interação bacilo-receptor que dá início à infecção tuberculosa.

Downloads

Publicado

2006-12-31

Edição

Seção

Artigos