Etiologia

Autores

  • Fabrice Santana Coelho Setor de Micobactérias do Laboratório de Bacteriologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Mestre em Microbiologia.
  • Elizabeth de Andrade Marques Professora Adjunta do Departamento de Microbiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Chefe do Laboratório de Bacteriologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Doutora em Microbiologia.

Resumo

O gênero Mycobacterium é o único da família Mycobacteriaceae, compreende mais de 100 espécies e está relacionado a outros gêneros que possuem ácidos micólicos em sua parede celular, como: Nocardia, Rhodococcus, Gordonae e Tsukamurella.A espécie tipo do gênero é o Mycobacterium tuberculosis, identificado por Robert Koch em 1882. Esta espécie juntamente com as espécies M. bovis (incluindo M. bovis BCG), M. africanum e M. microtti e as subespécies M. tuberculosis subs. canetti e M. tuberculosis subs. caprae, constituem o Complexo M. tuberculosis,que são geneticamente próximos apresentando mais de 95% de homologia DNA-DNA. Estudos recentes que analisaram o genoma das diferentes espécies demonstraram que M. tuberculosis tem regiões genéticas que foram perdidas nos outros membros do Complexo.

Downloads

Publicado

2006-12-31

Edição

Seção

Artigos