A tuberculose nos primeiros anos do século XXI

Autores

  • José Manoel Jansen Professor Titular da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Pneumologia pela Universidade Federal de São Paulo. Membro Titular da Academia Nacional de Medicina.
  • Domenico Capone Professor Adjunto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Radiologia e Imagenologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Agnaldo José Lopes Professor Substituto da Disciplina de Pneumologia e Tisiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense. Doutorando em Pneumologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Resumo

Diante das novas diretrizes editoriais da Revista HUPE, com a publicação de números monotemáticos visando à atualização de doenças e tópicos importantes de interesse geral para os médicos, apresentamos este state of the art sobre tuberculose. Com efeito, estamos diante de uma doença muito importante no Brasil, em termos de sua incidência e de amplo alcance social. Costuma-se ouvir que “a tuberculose está voltando”. Na realidade, esta é uma meia-verdade e é um conceito propalado pelos momentos de exaltação da mídia, escandalizada pela descoberta de bolsões de miséria. Para voltar, a tuberculose precisaria antes ter desaparecido e, no Brasil, como em muitos outros lugares do mundo, ela nunca foi embora. Há muitas décadas, esperamos sua partida, mas esse fato reluta em acontecer, mesmo com todos os progressos feitos em Microbiologia, métodos de imagem, diagnóstico por técnicas moleculares, técnicas de DNA e terapêutica.

Downloads

Publicado

2006-12-31

Edição

Seção

Editorial