Tremor essencial

Autores

  • Marco Antônio Leite Doutor em Neurologia - UFF; Professor Adjunto de Neurologia - UFF; Responsável pelo Setor de Desordens do Movimento - HAP/UFF; Professor do Programa de Pós-graduação em Neurologia - UFF.

Resumo

O tremor essencial constitui a desordem do movimento mais prevalente. Na população em geral, acomete um em cada 20 ou 25 indivíduos após os 40 anos de idade. Possui natureza crônica e progressiva. É mais comum nas extremidades, especialmente nas mãos e de forma bilateral, manifestando-se durante a ação (postural e cinético). Atualmente, seu diagnóstico é clínico, uma vez que não existem marcadores para essa doença. Embora seja considerado benigno por alguns, o tremor essencial pode acarretar grave deterioração na qualidade de vida acarretando limitações e dependência. Pouco se sabe acerca de sua etiopatogenia e seus mecanismos fisiopatológicos. Existe natureza hereditária em grande parte dos casos. Uma vez que possuem prognósticos e tratamentos diferentes, é necessária a diferenciação do tremor essencial de outros tipos comuns de tremor, tais como o verificado na doença de Parkinson e nas alterações psicogênicas, além do observado no tremor fisiológico exacerbado. É uma doença que possui vários tipos de tratamento, sendo o mais eficaz com o propranolol e a primidona.

Biografia do Autor

Marco Antônio Leite, Doutor em Neurologia - UFF; Professor Adjunto de Neurologia - UFF; Responsável pelo Setor de Desordens do Movimento - HAP/UFF; Professor do Programa de Pós-graduação em Neurologia - UFF.

Doutor em Neurologia - UFF;Professor Adjunto de Neurologia - UFF; Responsável pelo Setor de Desordens do Movimento - HAP/UFF; Professor do Programa de Pós-graduação em Neurologia - UFF.

Downloads