Tratamento Nutricional nas Doenças Inflamatórias Intestinais

Autores

  • Cristina Diestel Nutricionista do Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais da Disciplina de Gastroenterologia - HUPE-UERJ; Doutora em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas - UERJ.
  • Mariana dos Santos Residente de Nutrição do Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais da Disciplina de Gastroenterologia - HUPE-UERJ
  • Marcela Romi Residentes de Nutrição do ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais da Disciplina de Gastroenterologia - HUPE-UERJ.

Resumo

Tanto a retocolite ulcerativa idiopática (RCUI) quanto a doença de Crohn (DC) cursam com importantes alterações no estado nutricional (EN). A terapia nutricional na vigência das doenças inflamatórias intestinais (DII) tem como objetivo o controle dos sintomas, a prevenção e a correção da desnutrição e das diversas deficiências nutricionais e a redução das sequelas em longo prazo, incluindo o deficit de crescimento em crianças e a osteoporose em adultos.

Biografia do Autor

Cristina Diestel, Nutricionista do Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais da Disciplina de Gastroenterologia - HUPE-UERJ; Doutora em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas - UERJ.

Nutricionista do Ambulatório de DoençasInflamatórias Intestinais da Disciplina de Gastroenterologia - HUPE-UERJ; Doutora em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas - UERJ.

Mariana dos Santos, Residente de Nutrição do Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais da Disciplina de Gastroenterologia - HUPE-UERJ

Residente de Nutrição do Ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais da Disciplina de Gastroenterologia - HUPE-UERJ

Marcela Romi, Residentes de Nutrição do ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais da Disciplina de Gastroenterologia - HUPE-UERJ.

Residentes de Nutrição do ambulatório de Doenças Inflamatórias Intestinais da Disciplina de Gastroenterologia - HUPE-UERJ.

Downloads