A vivência da fonoaudiologia na equipe de cuidados paliativos de um Hospital Universitário do Rio de Janeiro

Autores

  • Andréa Calheiros Fonoaudióloga; Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar; Preceptora de Fononcologia da residência em Fonoaudiologia do HUPE/UERJ.
  • Christiane Albuquerque Doutoranda em Clínica Médica / Terapia Intensiva FM-UFRJ; Mestre em Ciências Médicas pela FCM - UERJ; Pós-graduação em M.O. - Disfagia pelo CEFAC- RJ.

Resumo

Este artigo tem intenção de mostrar a importância do trabalho da Fonoaudiologia naequipe de Cuidados Paliativos, proporcionando ao paciente possibilidade de maior interação com a família através da comunicação, e preservar de forma segura o prazer da alimentação por via oral. O Núcleo de Cuidados Paliativos do Hospital Universitário Pedro Ernesto tem uma equipe multiprofissional que recebe um grande número de pacientes oncológicos com doença avançada em região de cabeça e pescoço; com isso, as funções de respiração, deglutição, voz e fala podem estar comprometidas. A reabilitação se torna individualizada, pois requer atenção ao tratamento anteriormente proposto para a cura, assim como a região afetada. Os limites impostos pela reabilitação levam o profissional a utilizar estratégias e adaptações para promover melhor conforto, segurança e satisfação para a alimentação e comunicação do paciente oncológico em sua fase final da vida. Profissionais de uma equipe de Cuidados Paliativos precisam saber que podem contar com a contribuição da Fonoaudiologia, e os fonoaudiólogos precisam se conscientizar do seu importante papel neste campo de trabalho.

Biografia do Autor

Andréa Calheiros, Fonoaudióloga; Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar; Preceptora de Fononcologia da residência em Fonoaudiologia do HUPE/UERJ.

Fonoaudióloga; Pós-graduação em Fonoaudiologia Hospitalar;Preceptora de Fononcologia da residência em Fonoaudiologia do HUPE/UERJ.

Christiane Albuquerque, Doutoranda em Clínica Médica / Terapia Intensiva FM-UFRJ; Mestre em Ciências Médicas pela FCM - UERJ; Pós-graduação em M.O. - Disfagia pelo CEFAC- RJ.

Doutoranda em Clínica Médica / Terapia Intensiva FM-UFRJ;Mestre em Ciências Médicas pela FCM - UERJ; Pós-graduação em M.O. - Disfagia pelo CEFAC- RJ.

Downloads