A comunicação de más notícias: mentira piedosa ou sinceridade cuidadosa

Autores

  • Janete Araujo Psicóloga; Especialista em Psicologia Médica; Núcleo de Cuidados Paliativos - HUPE.
  • Elizabeth Maria Leitão Professora da Disciplina de Saúde Mental e Psicologia Médica da FCM/UERJ; Chefe da Unidade Docente Assistencial; UDA de Saúde Mental e Psicologia Médica - HUPE/FCM/UERJ.

Resumo

A comunicação constitui um dos quatro pilares fundamentais em Cuidados Paliativos (saber comunicar-se adequadamente com o doente e sua família; saber controlar os vários sintomas que os doentes apresentam; prestar apoio à família; e saber trabalhar em equipe interdisciplinar). No contexto da saúde, uma comunicação de qualidade estabelecida entre paciente-família-equipe de saúde é uma ferramenta terapêutica vital que garante benefícios e tem poder de fortalecer as relações, possibilitando ao paciente desenvolver autonomia e maior confiança no profissional, redução do nível de ansiedade e melhora na adesão ao tratamento, permitindo-lhe viver melhor com sua doença. A transmissão de más notícias é encarada com alguma dificuldade por grande parte dos profissionais de saúde pela complexidade dos aspectos emocionais a ela associados, é tarefa complexa, complicada e requer treino: exige que o profissional desenvolva técnicas e competências. Ressalte-se ainda que, tanto comportamentos verbais como não verbais emitidos na interação entre profissional-pacientes-familiares,  fazem parte do que denominamos comunicação. Este artigo aborda a problemática da transmissão de más notícias, e os aspectos ligados a várias situações no âmbito da relação profissional de saúde/paciente.

Biografia do Autor

Janete Araujo, Psicóloga; Especialista em Psicologia Médica; Núcleo de Cuidados Paliativos - HUPE.

Psicóloga; Especialista em Psicologia Médica; Núcleo de Cuidados Paliativos - HUPE.

Elizabeth Maria Leitão, Professora da Disciplina de Saúde Mental e Psicologia Médica da FCM/UERJ; Chefe da Unidade Docente Assistencial; UDA de Saúde Mental e Psicologia Médica - HUPE/FCM/UERJ.

Professora da Disciplina de Saúde Mental e Psicologia Médica da FCM/UERJ; Chefe da Unidade Docente Assistencial; UDA de Saúde Mental e Psicologia Médica -HUPE/FCM/UERJ.

Downloads