A fisioterapia no alívio da dor: uma visão reabilitadora em cuidados paliativos

Autores

  • Danielle Florentino Fisioterapeuta; Especialização em Fisioterapia Oncológica-INCA; Núcleo de Cuidados Paliativos e Centro Universitário de Controle do Câncer/UERJ.
  • Flavia de Sousa Especialização em Geriatria e Gerontologia/UnATI-UERJ. Núcleo de Cuidados Paliativos e Centro Universitário de Controle do Câncer/UERJ.
  • Adalgisa Ieda Maiworn Doutoranda em Ciências Médicas na Disciplina Pneumologia pelo Programa de Pós Graduação Em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas; Responsável técnica da Divisão de Fisioterapia da Policlínica Piquet Carneiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Conselheira do CREFITO - 2.
  • Ana Carolina Carvalho Doutora - Ciências Biológicas-UFRJ; Chefe do Setor de Fisioterapia - HUPE-UERJ.
  • Kenia Maynard Silva Doutoranda em Ciências Médicas na Disciplina Pneumologia pelo Programa de Pós Graduação Em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas; Fisioterapeuta da Disciplina de Pneumologia do HUPE.

Resumo

As estratégias não farmacológicas no alívio da dor em Cuidados Paliativos buscam melhor qualidade de vida para os pacientes com câncer ou outras doenças avançadas, auxiliando-os na reabilitação e na lida com os sintomas. A fisioterapia também atua na prevenção de complicações:sejam da esfera osteomioarticular, respiratória e por desuso, que causem danos físicos e funcionais ao indivíduo. Orientações domiciliares, diagnóstico e intervenção precoce são condutas adotadas na prática clínica além de favorecer o alívio da dor e reduzir tanto os custos pessoais quanto hospitalares. A termoterapia, eletroterapia, cinesioterapia, massagem e o uso de órteses são procedimentos cuja utilização tem se mostrado benéfica ao paciente com câncer avançado.

Biografia do Autor

Danielle Florentino, Fisioterapeuta; Especialização em Fisioterapia Oncológica-INCA; Núcleo de Cuidados Paliativos e Centro Universitário de Controle do Câncer/UERJ.

Fisioterapeuta; Especialização em Fisioterapia Oncológica-INCA; Núcleo de Cuidados Paliativos e Centro Universitário de Controle do Câncer/UERJ.

Flavia de Sousa, Especialização em Geriatria e Gerontologia/UnATI-UERJ. Núcleo de Cuidados Paliativos e Centro Universitário de Controle do Câncer/UERJ.

Especialização em Geriatria e Gerontologia/UnATI-UERJ.Núcleo de Cuidados Paliativos e Centro Universitário de Controle do Câncer/UERJ.

Adalgisa Ieda Maiworn, Doutoranda em Ciências Médicas na Disciplina Pneumologia pelo Programa de Pós Graduação Em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas; Responsável técnica da Divisão de Fisioterapia da Policlínica Piquet Carneiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Conselheira do CREFITO - 2.

Doutoranda em Ciências Médicas na Disciplina Pneumologia pelo Programa de Pós GraduaçãoEm Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas; Responsável técnica da Divisão de Fisioterapia da Policlínica Piquet Carneiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Conselheira do CREFITO - 2.

Ana Carolina Carvalho, Doutora - Ciências Biológicas-UFRJ; Chefe do Setor de Fisioterapia - HUPE-UERJ.

Doutora - Ciências Biológicas-UFRJ; Chefe do Setor de Fisioterapia - HUPE-UERJ.

Kenia Maynard Silva, Doutoranda em Ciências Médicas na Disciplina Pneumologia pelo Programa de Pós Graduação Em Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas; Fisioterapeuta da Disciplina de Pneumologia do HUPE.

Doutoranda em Ciências Médicas na Disciplina Pneumologia pelo Programa de Pós GraduaçãoEm Ciências Médicas da Faculdade de Ciências Médicas; Fisioterapeuta da Disciplina de Pneumologia doHUPE.

Downloads