A importância dos questionários para avaliação da qualidade de vida

Autores

  • Letícia Del Castillo Mestre - PGCM/FCM/UERJ; Fisioterapeuta.
  • Gustavo Leporace Mestrando - Engenharia Biomédica /COPPE/UFRJ; Fisioterapeuta - Laboratório de Biomecânica e Comportamento.
  • Themis Cardinot Doutora - FM/USP; Professora Adjunta - IB/UFRRJ.
  • Roger Levy Doutor - Ciências Biológicas/UFRJ; Professor Adjunto - FCM/UERJ.
  • Liszt Oliveira Doutor - FCM/UERJ; Professor Adjunto - FCM/UERJ.

Resumo

A avaliação da qualidade de vida tem sido cada vez mais utilizada na área de saúde para informar a evolução do paciente e a decisão quanto ao tratamento mais indicado. Os instrumentos de avaliação podem partir de uma única pergunta até questionários sofisticados, onde as questões são agrupadas em domínios ou dimensões, de acordo com o seu significado na situação ou doença avaliada. Com poucas exceções, os instrumentos de avaliação de qualidade de vida têm sido desenvolvidos em países de língua inglesa, o que dificulta o seu uso em outros países. Mesmo entre países que falam a mesma língua, características individuais e culturalmente distintas fazem com que um instrumento de avaliação necessite de adaptações para torná-lo adequado ao contexto cultural da população-alvo. A tradução do instrumento em inglês para outro idioma deve seguir um conjunto de instruções padronizadas para adaptação cultural de instrumentos de qualidade de vida, incluindo cinco etapas: tradução, tradução de volta, revisão pelo comitê, pré-teste e teste, com reavaliação dos pesos dos escores, se relevante. Estudos de equivalência cultural e validação dos principais instrumentos utilizados na literatura ortopédica internacional têm sido realizados no Brasil, seguindo os critérios recomendados.

Biografia do Autor

Letícia Del Castillo, Mestre - PGCM/FCM/UERJ; Fisioterapeuta.

Mestre - PGCM/FCM/UERJ; Fisioterapeuta.

Gustavo Leporace, Mestrando - Engenharia Biomédica /COPPE/UFRJ; Fisioterapeuta - Laboratório de Biomecânica e Comportamento.

Mestrando - Engenharia Biomédica /COPPE/UFRJ; Fisioterapeuta - Laboratório de Biomecânica e Comportamento.

Themis Cardinot, Doutora - FM/USP; Professora Adjunta - IB/UFRRJ.

Doutora - FM/USP; Professora Adjunta - IB/UFRRJ.

Roger Levy, Doutor - Ciências Biológicas/UFRJ; Professor Adjunto - FCM/UERJ.

Doutor - Ciências Biológicas/UFRJ;Professor Adjunto - FCM/UERJ.

Liszt Oliveira, Doutor - FCM/UERJ; Professor Adjunto - FCM/UERJ.

Doutor - FCM/UERJ;Professor Adjunto - FCM/UERJ.

Downloads