A doença periodontal e o idoso frágil

Autores

  • Rivail Fidel Júnior Coordenação Central de Extensão, Departamento de Odontologia. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Roberto Lourenço Departamento de Medicina Interna. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Ricardo Fischer Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2013.8809

Resumo

A saúde bucal é um componente de extrema importância para a saúde geral do indivíduo. Com o envelhecimento, surgem algumas necessidade sespecíficas e condições que debilitam o paciente. Algumas delas são doenças localizadas na cavidade bucal. Dentre todas as enfermidades e problemas que acometem a cavidade bucal – como perda de dentes, próteses parciais e totais não funcionais, lesões na mucosa oral, cáries coronárias e radiculares –, as doenças periodontais, especificamente, têm um papel importante na saúde sistêmica do paciente. Algumas doenças, como Diabetes Melitus, doenças pulmonares, doenças cardiovasculares, Artrite Reumatoide entre outras, relacionam-se com a inflamação crônica dos tecidos periodontais em algum momento no seu curso. A síndrome da fragilidade é caracterizada pela diminuiçãoda capacidade de resistência e reservas fisiológicas, sendo geralmente associada a um risco aumentado de deficiência, dependência, quedas, hospitalização e morte. Nos pacientes frágeis, normalmente podem ser notados perdade peso não intencional, fraqueza, lentidão na caminhada, baixa atividade física e autorrelatode exaustão. Apesar de muitos estudos serem conduzidos sobre o impacto das doenças periodontais na saúde sistêmica, pouco tem sido estudado sobre a Síndrome da Fragilidade e as doenças periodontais. A literatura sobre esta relação ainda é em sua maioria inconsistente, e os estudos em geral são voltados para outras doenças bucais. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é enfatizar a importância dasaúde periodontal para o idoso, a prevalênciada Gengivite e Periodontite na terceira idade, a possível relação entre a fragilidade e as doenças periodontais e a abordagem odontológica aos pacientes idosos frágeis.

Biografia do Autor

Rivail Fidel Júnior, Coordenação Central de Extensão, Departamento de Odontologia. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Coordenação Central de Extensão, Departamento de Odontologia. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Roberto Lourenço, Departamento de Medicina Interna. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Medicina Interna. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Ricardo Fischer, Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados. Faculdade de Odontologia .Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio deJaneiro, RJ, Brasil.

Downloads