Telerradiologia: uma nova era para a radiologia odontológica

Autores

  • Marcelo Faria Departamento de Diagnóstico e Cirurgia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Luciana Bastos Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Paulo Medeiros Departamento de Diagnóstico e Cirurgia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Fábio Pires Departamento de Diagnóstico e Cirurgia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Marília Cantisano Departamento de Diagnóstico e Cirurgia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Branca Vieira Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2013.8800

Resumo

Este trabalho tem por objetivo esclarecer emostrar a Telerradiologia aplicada à Odontologia. Baseado em levantamento bibliográfico, oartigo enfatiza as diversas aplicabilidades da radiologia odontológica teleguiada e suas aplicabilidades no dia a dia do cirurgião-dentista. Comos avanços da Tecnologia da Informação (TI), é possível hoje, em tempo real, a realização por produção de laudos radiográficos, traçados cefalométricose planejamento cirúrgico, com programas de cirurgia virtual para que o cirurgião-dentista faça sua avaliação clínica juntamente com os exames complementares por meio de imagens odontológicas pela internet. Esta nova modalidade da radiologia odontológica vem beneficiar os profissionais com uma maior interatividade e rapidez nos resultados dos exames por imagem, assim como os pacientes, que por meio de um computador pessoal podem acessar os seus exames. O custo de produção final desses exames ficam bem reduzidos, por não se utilizarem os filmes radiográficos convencionais e seus produtos químicos para processamento das imagens e papéis para impressão dos resultados. Isto também é uma grande vantagem em relação ao crescimento sustentável financeiro e ecológico para um novo padrão de formatação desses exames. Atualmente é preciso uma integração entre os profissionais da área de TI, para que todos esses sistemas estejam em pleno funcionamento, é preciso a rápida recepção das imagens e o envio simultâneo para que o método seja validado. Outro aspecto importantíssimo, é o domínio pelos radiologistas do conhecimento técnico-científico dos diferentes aspectos das alterações patológicas nas imagens associados ao domínio de programas computacionais que de forma interativa promovem o planejamento e tratamento virtual dos pacientes e a materialização e modelagem computacional do caso clínico chamado de prototipagem biomédica.

Biografia do Autor

Marcelo Faria, Departamento de Diagnóstico e Cirurgia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Diagnóstico e Cirurgia.Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Luciana Bastos, Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária. Faculdade de Odontologia.Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Paulo Medeiros, Departamento de Diagnóstico e Cirurgia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Diagnóstico e Cirurgia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Fábio Pires, Departamento de Diagnóstico e Cirurgia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Diagnóstico e Cirurgia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Marília Cantisano, Departamento de Diagnóstico e Cirurgia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Diagnóstico e Cirurgia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Branca Vieira, Departamento de Odontologia Preventiva e Comunitária. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Odontologia Preventivae Comunitária. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads