Alterações no seio maxilar e sua relação com problemas de origem odontológica

Autores

  • Antonio Castro Programa de Doutorado em Clínica Odontológica. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Luciana Sassone Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Georgiana Amaral Programa de Doutorado em Endodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2013.8799

Resumo

É comum o paciente, quando acometido por um problema na região do seio maxilar, não conseguir identificar a sua origem, sendo muitas vezes necessário um atendimento multidisciplinar para a solução desses casos. A íntima relação dessa cavidade anatômica com as raízes dos dentes superiores reforça o pensamento de que os profissionais da área de saúde devem ultrapassar as barreiras das especialidades e, para o bem maior do paciente, trabalhar em conjunto no diagnóstico e tratamento de doenças emáreas comuns. No caso de alterações do seio maxilar, esta multidisciplinaridade se daria entre a Odontologia e a Medicina, mais especificamente na área de Otorrinolaringologia. O objetivo do presente trabalho é, por meio de uma revisão de literatura, apontar os principais aspectos ou alterações que devem ser observados pelo profissional da área de saúde quando houver manifestações clínicas no seio maxilar e/ou nos elementos dentários próximos a essa estrutura anatômica.

Biografia do Autor

Antonio Castro, Programa de Doutorado em Clínica Odontológica. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Programa de Doutorado em Clínica Odontológica. Faculdade de Odontologia. Universidade Federal do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Luciana Sassone, Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Procedimentos Clínicos Integrados. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Georgiana Amaral, Programa de Doutorado em Endodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Programa de Doutorado em Endodontia. Faculdade de Odontologia. Universidade do Estado do Rio Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads