A dinâmica do tratamento e do controle da asma

Autores

  • Thiago P. Bártholo Serviço de Pneumologia e Tisiologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Paulo Roberto Chauvet Disciplina de Pneumologia e Tisiologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Elizabeth J. C. Bessa Disciplina de Pneumologia e Tisiologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Jorge Eduardo Pio Disciplina de Pneumologia e Tisiologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Eduardo Costa F. Silva Serviço de Alergia e Imunologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Gabriela A. C. Dias Serviço de Alergia e Imunologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Lívia I. de O. Souza Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Verônica S. Câmara Serviço de Pneumologia e Tisiologia. Policlínica Piquet Carneiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Ana Paula V. Soares Serviço de Pneumologia e Tisiologia. Policlínica Piquet Carneiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2013.8491

Resumo

A asma é uma doença inflamatória das vias aéreas, que são particularmente sensíveis a estímulos específicos e inespecíficos, e que acabam por provocar uma resposta rápida e intensa de todo o sistema bronquiolar. As vias áreas do paciente com asma tornam-se inflamadas, produzindo espesso muco e imediato estreitamento. Estas mudanças levam-no a apresentar tosse, sibilos, dor torácica e dispneia. A asma é um problema de saúde global e sua prevalência está aumentando, tanto em crianças como em adultos. A Organização Mundial de Saúde estima que haja, no mínimo, 155 milhões de asmáticos no mundo. A asma representa 0,4% de todas as mortes em pacientes hospitalizados, o que é uma taxa elevadíssima, pois há tratamentos efetivos para o seu controle. Os autores apresentam uma revisão do tratamento e gestão da asma. O objetivo deste trabalho é atualizar conceitos e racionalizar o uso de medicamentos em asma a partir da análise do controle ou não da doença.

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2013:12(2)78-87

doi: 10.12957/rhupe.2013.8491

 

Biografia do Autor

Thiago P. Bártholo, Serviço de Pneumologia e Tisiologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço de Pneumologia e Tisiologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Paulo Roberto Chauvet, Disciplina de Pneumologia e Tisiologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Disciplina de Pneumologia e Tisiologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Elizabeth J. C. Bessa, Disciplina de Pneumologia e Tisiologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Disciplina de Pneumologia e Tisiologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Jorge Eduardo Pio, Disciplina de Pneumologia e Tisiologia. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Disciplina de Pneumologia e Tisiologia. Faculdadede Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Eduardo Costa F. Silva, Serviço de Alergia e Imunologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço de Alergia e Imunologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Gabriela A. C. Dias, Serviço de Alergia e Imunologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço de Alergia e Imunologia. Departamento de Medicina Interna. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Lívia I. de O. Souza, Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Verônica S. Câmara, Serviço de Pneumologia e Tisiologia. Policlínica Piquet Carneiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço de Pneumologia e Tisiologia. Policlínica Piquet Carneiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Ana Paula V. Soares, Serviço de Pneumologia e Tisiologia. Policlínica Piquet Carneiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço de Pneumologia e Tisiologia. Policlínica Piquet Carneiro. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2013-06-30