Doença vascular periférica acima e abaixo do diafragma: a equipe médica e o intervencionista devem atuar juntos?

Autores

  • Carlos Eduardo Virgini-Magalhães Disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular. Departamento de Cirurgia Geral. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Esmeralci Ferreira Disciplina de Cardiologia. Departamento de Especialidades Médicas. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2013.7086

Resumo

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2013;12(Supl 1):81-92

doi: 10.12957/rhupe.2013.7086

Atualmente o conceito de equipe multidisciplinar tem sido muito enfatizado como uma grande ferramenta na abordagem de pacientes com doenças cardiovasculares. A introdução de tratamentos com uso de técnicas percutâneas menos invasivas, como opção ao tradicional tratamento cirúrgico abriu novos horizontes para ampliação de divisão de responsabilidades entre os especialistas. Esta discussão, envolvendo intervencionistas, cirurgiões e clínicos, possibilitou uma disseminação que foi de extrema utilidade, não somente para a prática clínica diária, como também possibilitou a elaboração de estudos clínicos randomizados, registros e diversos protocolos utilizados nas rotinas institucionais.A atuação conjunta propicia uma grande segurança na tomada de decisão para um determinado tipo de tratamento com maior benefício para subgrupos de alto risco. A experiência da equipe multidisciplinar associada às evidências e recomendações pautadas na literatura fortalece este conceito. A despeito da inexistência de estudos robustos que apoiem melhores resultados na rotina deste fórum de discussões, há uma forte inclinação para o fortalecimento desta forma de conduta. O objetivo deste artigo é discutir aspectos relevantes da equipe multidisciplinar na otimização das decisões no que tange ao tratamento das doenças vasculares periféricas acima e abaixo do diafragma.

Descritores: Doença arterial periférica; Procedimentos endovasculares; Equipe de assistência ao paciente; Estenose carotídea; Aorta; Gangrena.

Downloads

Publicado

2013-08-20