Dermatite Associada à Incontinência na população idosa: uma revisão integrativa

Autores

  • Dayse Carvalho do Nascimento Comissão de Curativos. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Clícia V. da Cunha Seção Enfermagem Mulher e Criança. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Lucia Helena G. Pena Departamento de Enfermagem Materno-Infantil. Faculdade de Enfermagem. Univer-sidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Norma Valéria D. O. Souza Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Faculdade de Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Graciete S. Marques Comissão de Curativos. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2016.22840

Resumo

A dermatite associada à incontinência (DAI) é uma lesão cutânea potencialmente grave que acomete grande parte da população idosa com algum tipo de incontinência, ocasionando importante impacto social e hospitalar. O presente artigo trata-se de uma revisão integrativa cujo objetivo é analisar produções científicas que abordam esse tipo de lesão considerando seus conceitos e medidas de prevenção e tratamentos propostos. Foi realizado levantamento bibliográfico manual e eletrônico nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) a partir das associações dos seguintes associações de descritores: 1) dermatite, incontinência urinária/fecal, idosos; 2) dermatite, incontinência, idosos, enfermagem; com seleção de 15 artigos publicados em texto completo no período de 2006 a 2016. Os resultados apontaram a DAI como um problema de saude social e hospitalar e apresentaram as iniciativas de investigação relacionadas à prevenção e tratamento. Conclui-se que ainda há uma carência em recomendações baseadas em evidências que visem a um acompanhamento individualizado e minucioso com registros adequados, de forma a facilitar a identificação, a diferenciação e o manejo da DAI.

Descritores: Dermatite; Incontinência urinária/fecal; Idosos; Enfermagem.

 

Biografia do Autor

Dayse Carvalho do Nascimento, Comissão de Curativos. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Comissão de Curativos. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Clícia V. da Cunha, Seção Enfermagem Mulher e Criança. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Seção Enfermagem Mulher e Criança. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Lucia Helena G. Pena, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil. Faculdade de Enfermagem. Univer-sidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Enfermagem Materno-Infantil. Faculdade de Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Norma Valéria D. O. Souza, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Faculdade de Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Faculdade de Enfermagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Graciete S. Marques, Comissão de Curativos. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Comissão de Curativos. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-03-30

Edição

Seção

Artigos