Pressão positiva nas vias aéreas (CPAP) no tratamento da apneia obstrutiva do sono

Autores

  • Anamelia C. Faria Serviço de Pneumologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Fernanda Chibante Serviço de Pneumologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2016.22378

Resumo

O tratamento para a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) através de pressão positiva contínua na via aérea (CPAP) é o mais utilizado em adultos nos casos mais graves. Quando utilizado de modo eficaz, ele reduz de modo significativo a taxa de mortalidade, principalmente em homens idosos e de meia-idade. Além do CPAP, existem outras formas de ser administrada a pressão positiva na via aérea durante o sono, como BPAP (diferentes pressões inspiratória e expiratória) e APAP (ajuste automático das pressões). Antes de ser iniciado o uso do CPAP é necessário estimar-se individualmente a pressão ótima para serem corrigidos todos os eventos respiratórios obstrutivos, pela polissonografia terapêutica em laboratório de sono para titulação de CPAP ou como alternativas um teste split-night no laboratório ou uma titulação automática domiciliar. Apesar dos grandes avanços tecnológicos, o maior desafio clínico atual é melhorar e manter a adesão ao tratamento, o que pode ser atingido com várias medidas de conforto respiratório na utilização da terapia, como rampa pressórica, umidificação, modelos de máscaras etc. A SAOS deve ser encarada como uma doença crônica e nestes pacientes há necessidade de reavaliações regulares com intervenções precoces para serem corrigidos efeitos colaterais e desconfortos, o que tende a melhorar a adesão e a eficácia global deste tratamento.

Descritores: Apneia do Sono Tipo Obstrutiva; Transtornos do Sono; Cuidados Paliativos; CPAP.

Biografia do Autor

Anamelia C. Faria, Serviço de Pneumologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Serviço de Pneumologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Fernanda Chibante, Serviço de Pneumologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Serviço de Pneumologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-04-08

Edição

Seção

Artigos