Cirurgia no tratamento da síndrome da apneia obstrutiva do sono

Autores

  • Lucas N. A. Lemes Serviço de Otorrinolaringologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Luciana B. Godoy Disciplina de Otorrinolaringologia. Departamento de Especialidades Cirúrgicas. Faculdade de Ciências Médicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2016.22377

Resumo

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) se caracteriza pela redução ou cessação do fluxo de ar durante o sono, que resulta do estreitamento ou colapso da faringe. Pacientes selecionados podem se beneficiar de procedimentos cirúrgicos que têm como objetivos aumentar o espaço volumétrico das via aérea superior e/ou remover sítios específicos de obstrução. Na literatura médica, o papel da cirurgia no tratamento da SAOS e a eficácia de cada procedimento são controversos. Várias técnicas cirúrgicas propostas ao longo das últimas décadas foram abandonadas, mas muitas outras ainda permanecem potencialmente bem indicadas. Aqui são descritos e comentados os procedimentos mais usados na prática cirúrgica atual para o tratamento da SAOS. É difícil prever o resultado cirúrgico sobre os eventos obstrutivos nestes pacientes, principalmente nos mais graves, mas com indicação criteriosa costuma haver melhora sintomática, ainda que incompleta. Embora a cirurgia possa não ser apropriada para todos os pacientes com SAOS, certos pacientes podem ter benefícios na dependência da finalidade dos procedimentos. Entretanto, mais pesquisas devem ser realizadas quanto à natureza da obstrução em via aérea superior, visando identificar os sítios de obstrução com uma maior padronização das técnicas cirúrgicas para subgrupos específicos. Mais ensaios cirúrgicos randomizados e controlados devem ser feitos no intuito de esclarecer estas questões.

Descritores: Transtornos do sono; Apneia do sono tipo obstrutiva; Cirurgia.

Biografia do Autor

Lucas N. A. Lemes, Serviço de Otorrinolaringologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Serviço de Otorrinolaringologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Luciana B. Godoy, Disciplina de Otorrinolaringologia. Departamento de Especialidades Cirúrgicas. Faculdade de Ciências Médicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Disciplina de Otorrinolaringologia. Departamento de Especialidades Cirúrgicas. Faculdade de Ciências Médicas. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-04-08

Edição

Seção

Artigos