Questionários e Escalas úteis na pesquisa da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono

Autores

  • Maria Helena Araújo-Melo Serviço de Otorrinolaringologia. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Denise D. Neves Escola de Medicina e Cirurgia. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Lucas V. M. V. Ferreira Serviço de Pneumologia. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Marlos L. V. Moreira Bolsa de Iniciação Científica. LabSono. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Rafael Nigri Bolsa de Iniciação Científica. LabSono. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Sílvia M. G. Simões Bolsa de Iniciação Científica. LabSono. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2016.22368

Resumo

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma condição clínica muito prevalente na população, com diversas repercussões clínicas e de saúde pública. Porém, o exame de Polissonografia (PSG), o padrão-ouro na confirmação da SAOS, não é utilizado de forma eficaz na sua rotina diagnóstica, principalmente na assistência em hospitais públicos brasileiros devido a sua pouca disponibilidade. Por serem de simples aplicação, diversas escalas e questionários relacionados ao sono podem ser utilizados para um diagnóstico presuntivo com efetiva triagem quando há suspeita da SAOS. Apesar do conhecimento de inúmeras outras escalas relacionadas a problemas de sono, vamos aqui descrever aquelas mais utilizadas no Laboratório de Sono da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), como a Escala de Sonolência de Stanford (ESS), a Escala de Sonolência Diurna de Epworth (ESDE), a Escala do Ronco de Stanford (ERS), o Questionário de Berlim (QB), o questionário STOP-BANG e o questionário Sleep Apnea Quality of Life Index (SAQLI). Estes todos são instrumentos valiosos não só para uma triagem da SAOS como para a realização de pesquisas quantitativas e qualitativas na área da medicina do sono.

Descritores: Sensibilidade e Especificidade; Diagnóstico; Apneia do Sono Tipo Obstrutiva; Polissonografia; Transtornos do Sono.

Biografia do Autor

Maria Helena Araújo-Melo, Serviço de Otorrinolaringologia. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Serviço de Otorrinolaringologia. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Denise D. Neves, Escola de Medicina e Cirurgia. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Escola de Medicina e Cirurgia. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Lucas V. M. V. Ferreira, Serviço de Pneumologia. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Serviço de Pneumologia. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Marlos L. V. Moreira, Bolsa de Iniciação Científica. LabSono. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Bolsa de Iniciação Científica. LabSono. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Rafael Nigri, Bolsa de Iniciação Científica. LabSono. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Bolsa de Iniciação Científica. LabSono. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Sílvia M. G. Simões, Bolsa de Iniciação Científica. LabSono. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Bolsa de Iniciação Científica. LabSono. Hospital Universitário Gaffrée e Guinle. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-04-08

Edição

Seção

Artigos