Editorial

Autores

  • Roberto A. Lourenço Editor executivo

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2014.12545

Resumo

A obesidade é um grave problema de saúde pública. Sua prevalência aumentou ao longo das últimas décadas, não apenas nas populações e faixas etárias de adultos, mas também entre indivíduos jovens, crianças e adolescentes, populações que anteriormente não constituíam fator de risco importante para doenças cardiovasculares.

Assim como outros fatores de risco de doenças crônicas não transmissíveis, a obesidade é passível de prevenção e controle por medidas que envolvem a adoção de políticas públicas de saúde, assim como a atenção criteriosa ao indivíduo sob risco de ganho ponderal e ao portador dessa condição mórbida.

O presente fascículo da Revista HUPE teve como editor convidado Luiz Guilherme Kraemer de Aguiar, Professor Adjunto do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Jovem Cientista do Nosso Estado e, recentemente, Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Portanto, o presente fascículo foi organizado por alguém profundamente envolvido com o estudo do tema e que, junto dos pesquisadores que compõem o programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental (FisClinex/FCM/UERJ) e o Laboratório de Pesquisas Clínicas e Experimentais em Biologia Vascular (BioVasc/UERJ), tem colaborado para o esclarecimento de inúmeros aspectos da obesidade no Brasil.

Boa leitura!

Edição

Seção

Editorial