Estudo da frequência dos antígenos leucocitários humanos (HLA) em pacientes com dermatite seborreica

Autores

  • Ana Luisa Bittencourt Sampaio Departamento de Dermatologia. Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Luis Cristóvão Pôrto Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação. Departamento de Histologia e Embriologia. Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Amanda Pedreira Nunes Departamento de Dermatologia. Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Juliana Cardoso-Oliveira Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação. Departamento de Histologia e Embriologia. Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Gustavo Milson Laboratório de Histocompatibilidade e Criopreservação. Departamento de Histologia e Embriologia. Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Márcia Ramos-e-Silva Departamento de Dermatologia. Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Sueli Carneiro Departamento de Dermatologia. Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2014.12254

Resumo

A dermatite seborreica (DS) é uma doença crônica, eritematoescamativa de etiopatogenia ainda desconhecida. A relação entre a DS e os antígenos leucocitários humanos (HLA) não está estabelecida. Foi desenvolvido estudo observacional, caso-controle, comparando a expressão dos genes do HLA em 55 pacientes com DS e 97 voluntários saudáveis pareados em idade, sexo e etnia. Os HLA de classes I e II foram tipificados sob a técnica de PCR-SSOP. A análise estatística foi realizada na comparação de dados categóricos entre os grupos com os testes de qui-quadrado ou teste exato de Fisher (p < 0,05). Os alelos estatisticamente significativos para o grupo de DS foram: A*32, DQB1*05 e DRB1*01.

Descritores: Dermatite seborreica; Antígenos HLA.

 

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2014;13(Supl. 1):70-75

doi: 10.12957/rhupe.2014.12254

Downloads

Publicado

2014-08-05