Prevenção de amputação em idoso diabético: um relato de experiência na prática da enfermagem especializada em dermatologia

Autores

  • Euzeli da S. Brandão Departamento de Fundamentos de Enfermagem. Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense. Niterói, RJ, Brasil.
  • Luna Luna Azulay-Abulafia Departamento de Especialidades Médicas. Serviço de Dermatologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Maria José Q. A. Martins Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas. Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2014.12252

Resumo

Este relato de experiência destaca a assistência prestada a um cliente idoso, diabético, admitido na enfermaria de dermatologia de um hospital universitário do Rio de Janeiro, apresentando processo infeccioso importante após 15 dias de perfuração com prego na região plantar esquerda, tendo indicação de amputação infrapatelar pela equipe médica da cirurgia vascular. O mesmo foi acompanhado pela equipe médica da dermatologia, pela enfermeira-chefe do setor, especialista em dermatologia, e residentes de enfermagem. Ressalta-se a credibilidade que a chefia da equipe médica responsável pela dermatologia depositou na competência do trabalho do enfermeiro, adiando e posteriormente cancelando o procedimento cirúrgico. Após 90 dias, o cliente recebeu alta deambulando espontaneamente, fato que revela a importância da integração entre os profissionais e da enfermagem especializada na prevenção e tratamento de lesões de pele, possibilitando inclusive prevenir amputações, e a reintegração do indivíduo à sociedade com sua integridade física e emocional.

Descritores: Enfermagem primária; Cuidados de enfermagem; Dermatologia; Prevenção terciária.

 

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2014;13(Supl. 1):55-60

doi: 10.12957/rhupe.2014.12252

Downloads

Publicado

2014-08-05