Líquen plano esofágico

Autores

  • Janine Pichler de Oliveira Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Santa Casa da Misericórdia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Luna Azulay-Abulafia Departamento de Especialidades Médicas. Serviço de Dermatologia. Hospital Universitário Pedro Ernesto. Faculdade de Ciências Médicas. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2014.12246

Resumo

O líquen plano (LP) é uma doença inflamatória crônica autoimune mediada por linfócitos T que afeta pele, mucosas,unhas e couro cabeludo. O líquen plano esofágico (LPE) é uma manifestação de LP raramente relatada,apresentando-se comumente em mulheres de meia-idade e provocando sintomas como disfagia. Relatamos oprimeiro caso de LPE no Brasil em mulher de 54 anos associado a líquen plano oral, cutâneo e ungueal. Emborao LP seja uma desordem bem conhecida pelos dermatologistas, relatos de LPE são raros na literatura dermatológica,sendo o LPE desconhecido pela maioria dos dermatologistas. Isto implica em um atraso significativo entreo início dos sintomas e o diagnóstico da doença.

Descritores: Esofagoscopia; Líquen plano; Endoscopia do sistema digestório.

 

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2014;13(Supl. 1):11-20

doi: 10.12957/rhupe.2014.12246

Downloads

Publicado

2014-08-05