Síndrome alcoólica fetal – revisão sistematizada

Autores

  • Rogério A. Santana Faculdade de Medicina. Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Teresópolis, RJ, Brasil.
  • Leonardo F. J. L. Almeida Faculdade de Medicina. Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Teresópolis. RJ, Brasil.
  • Denise L. M. Monteiro Disciplina de Obstetrícia. Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO). Teresópolis, RJ, Brasil. Disciplina de Obstetrícia. Departamento de Ginecologia e Obstetrícia. Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12957/rhupe.2014.12128

Resumo

A ingestão de álcool (etanol) pela mãe durante a gravidez pode resultar em variedade de consequências relacionadas ao neurodesenvolvimento, incluindo retardo mental e deficiências em capacidade cognitiva, atenção, função executiva, controle motor e comportamento. O conjunto dessas manifestações é conhecido como Síndrome Alcóolica Fetal (SAF). O objetivo deste estudo é identificar os possíveis efeitos do uso do etanol durante a gravidez sobre o embrião humano. Foi realizada ampla pesquisa na literatura médica procurando identificar e extrair informações da literatura nacional e internacional por meio das seguintes bases de dados: Medline (por meio do PubMed), SciELO, LILACS e Cochrane. As principais complicações dos fetos, cujas mães fizeram uso do álcool na gravidez são: baixo peso ao nascer (BPN), crescimento intrauterino restrito (CIUR), prematuridade, retardo no neurodesenvolvimento e microcefalia. O uso de álcool entre as mulheres em idade fértil é causa evitável de anomalias congênitas e deficiências de desenvolvimento. Para prevenir a SAF é aconselhável evitar o uso do álcool na gestação, visto que ainda é difícil definir a dose mínima que irá afetar o desenvolvimento do embrião.

Descritores: Síndrome Alcoólica Fetal; Alcoolismo; Gestação.

 

Revista HUPE, Rio de Janeiro, 2014;13(3):61-66

doi: 10.12957/rhupe.2014.12128

Downloads

Publicado

2014-07-29