Assistência estudantil: o paradigma brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2022.68522

Resumo

O estudo tem como objetivo apresentar e analisar as formas de acesso à Assistência Estudantil brasileira a partir da análise de elementos indicados nas fontes documentais primárias e secundárias de pró-reitorias de duas universidades federais, relativas ao período de 2008 a 2014, com foco numa base teórica do Serviço Social Estrutural. O principal produto deste estudo é a constituição do paradigma de acesso e permanência da assistência estudantil brasileira, com o auxílio de dados estatísticos relativos à capacidade de atendimento e cobertura dos seus programas e ações e que revelam os seus propósitos, garantias e constrangimentos.

Palavras-Chave: assistência estudantil; universidade pública; política social.

 

Biografia do Autor

Cláudia Priscila C. dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil. E-mail: cpcila@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5337-8371.

Jorge Manuel Ferreira, Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL)

Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Lisboa, Portugal. E-mail: jorge.manuel.ferreira@iscte-iul.pt. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4835-242X.

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Publicado

25-07-2022

Como Citar

dos Santos, C. P. C., & Ferreira, J. M. (2022). Assistência estudantil: o paradigma brasileiro. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 20(50), 217–232. https://doi.org/10.12957/rep.2022.68522

Edição

Seção

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