Enfrentando fake news e shitstorms: educação jurídica voltada para prevenção de conflitos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2022.68518

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo a respeito dos fenômenos das fake news e do shitstorm, sobretudo, no ambiente político brasileiro, descrevendo as características de ambos e apontado como a educação jurídica precisa ser repensada para lidar com tais fenômenos, a partir da perspectiva de prevenção do conflito, o que exige uma ampliação dos horizontes estreitos da dogmática jurídica e o desenvolvimento de políticas e leis que articulem as ações entre o Estado e os entes privados, que exercem o controle da atividade de comunicação no ambiente da internet.

Palavras-Chave: fake news; shitstorm; educação jurídica; prevenção de conflitos; direito digital.

Biografia do Autor

Camilo Onoda Caldas, Universidade São Judas Tadeu

Universidade São Judas Tadeu e Escola Paulista de Direito, São Paulo, SP, Brasil. E-mail: professorcamilo@uol.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0591-9473.

Pedro Neris Luiz Caldas, Universidade de São Paulo (USP)

Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil. E-mail: pedrocaldas@usp.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9170-573X.

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Publicado

25-07-2022

Como Citar

Caldas, C. O., & Caldas, P. N. L. (2022). Enfrentando fake news e shitstorms: educação jurídica voltada para prevenção de conflitos. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 20(50), 154–169. https://doi.org/10.12957/rep.2022.68518

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier