Fundamentos teóricos para o debate crítico-dialético sobre questão social, Serviço Social e gestão democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2022.68507

Resumo

Partindo do entendimento teórico-político de que economia e política são partes de uma mesma unidade indivisível e de que os processos de democratização radical exigem a mais ampla socialização dessa unidade, o texto problematiza certo conjunto de mediações que permite compreender a gestão democrática das políticas sociais enquanto fenômeno intrinsecamente articulado à questão social e, dessa maneira, às formas como o Estado no capitalismo monopolista lida superficialmente com o enfrentamento da concentração do poder nessas políticas. Sendo a concentração do poder político-econômico uma manifestação da questão social, o artigo aborda ainda determinadas relações entre o Serviço Social, a compreensão hegemônica crítico-dialética sobre democracia na profissão e o compromisso de assistentes sociais para com a garantia da democratização da gestão das políticas e serviços sociais orientada pela referida hegemonia.

Palavras-Chave: questão social; políticas sociais; democracia; gestão democrática; Serviço Social.

Biografia do Autor

Carlos Felipe Nunes Moreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil. E-mail: felipe_pito@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7294-149X.

Downloads

Publicado

25-07-2022

Como Citar

Moreira, C. F. N. (2022). Fundamentos teóricos para o debate crítico-dialético sobre questão social, Serviço Social e gestão democrática. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 20(50), 75–87. https://doi.org/10.12957/rep.2022.68507

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier