Prostituição, neoconservadorismo e pandemia – o Movimento de Prostitutas e os desafios da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2021.60304

Resumo

Este texto analisa o acesso à direitos de pessoas que exercem a prostituição, no contexto da pandemia e tendo em conta, o avanço da extrema direita e do neoconservadorismo no Brasil e suas repercussões na esfera da ação estatal. O avanço conservador – que se delineou antes da eleição de Bolsonaro e da pandemia, ganhou contornos dramáticos com a chegada da Covid-19. A análise das iniciativas realizadas por organizações do Movimento de Prostitutas, no período da pandemia, identificadas mediante pesquisa documental, revela os desafios, a agenda e as estratégias adotadas pelo Movimento, diante do desmonte e desfinanciamento das ações governamentais, patrocinado pelo novo governo. A se destacar a construção de articulações com diferentes sujeitos políticos, de diferentes esferas, a fim de fazer frente às demandas (novas e velhas) agudizadas pela pandemia e à ausência de apoio do governo federal.

 

Palavras-Chave: Prostituição. Neoconservadorismo. Trabalho Sexual. Covid-19

Biografia do Autor

Marlene Teixeira Rodrigues, Universidade de Brasília (UnB)

Assistente Social. Pós-doutora em Sociologia (UAB-2015) e em Democratização e Direitos Humanos (UNSAM-2011). Doutora em Sociologia (UnB- 2003). Mestra em Política Social (UnB-2005). Docente do Programa de Pós-graduação em Política Social (UnB). Líder do Genposs - Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Política Social e Serviços Sociais (CNPq). Pesquisadora do NEPeM - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (UnB); da REFAPS – Rede de Estudos e Pesquisa sobre Família e Política Social (UFSC).

Downloads

Publicado

08-07-2021

Como Citar

Rodrigues, M. T. (2021). Prostituição, neoconservadorismo e pandemia – o Movimento de Prostitutas e os desafios da Covid-19. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 19(48). https://doi.org/10.12957/rep.2021.60304

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier