LGBTQI+, vidas precárias e necropolítica em tempos da Covid-19: a interseccionalidade e a teoria queer em cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2021.60303

Resumo

Tomar o rebatimento da pandemia da Covid-19 na população de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, transgêneros, não binários, intersexos e mais (LGBTQI+) é um desafio que vem pautando um conjunto de pesquisadoras/es, ativistas, gestoras/es etc. para seu enfrentamento. Particularmente, nesse artigo analisa-se esses efeitos a partir dos conceitos de necropolítica, vidas precárias e interseccionalidade de sexualidade, gênero, raça e classe. Os efeitos do cisheterossexismo, do racismo, da LGBTQIfobia são, em referência à lógica do capital, estruturantes e estruturais, refletindo, portanto, nas particularidades das vidas de LGBTQI+. Essa análise nos revela a importância de debater os impactos das vulnerabilidades e precariedades desses sujeitos, pois se antes já sofriam no seu cotidiano os efeitos das discriminações, preconceitos e mortes, com mais radicalidade esses elementos se impõem em contexto pandêmico. Os dados aqui tratados apontam para as condições dessas vidas precárias com mais agravamentos, principalmente, tomados pela perspectiva da interseccionalidade entre sexualidade, gênero, raça e classe social, nos marcos das desigualdades e das relações sociais necrocapitalistas e ultraliberais. Neste sentido, o artigo pretende problematizar essas questões que marcam a população LGBTQI+, como as violações, violências, opressões e mortes, a fim de apontar formas de enfrentamento e resistência em tempos de ascensão da política antidemocrática.

 

Palavras-Chave: LGBTQIfobia; pandemia; precariedade; vulnerabilidade; necropolítica.

Biografia do Autor

Marco José de Oliveira Duarte, Universidade Federal de Juiz de Fora Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Assistente Social. Pós Doutor em Políticas Sociais pela UCSal e Doutor em Serviço Social pela UERJ. Professor Adjunto do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista de Produtividade CNPq. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Políticas e Direitos (GEDIS/CNPq) e do Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBTQI+ (CeR-LGBTQI+) da UFJF.

Dandara Felícia Silva Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Bacharel em Gastronomia, bacharelanda em Ciências Sociais e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade, Gênero, Diversidade e Saúde: Políticas e Direitos (GEDIS/CNPq) e membra da equipe do Centro de Referência de Promoção da Cidadania LGBTQI+ (CeR-LGBTQI+) da UFJF. Primeira vereadora suplente do PSOL de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

08-07-2021

Como Citar

Duarte, M. J. de O., & Oliveira, D. F. S. (2021). LGBTQI+, vidas precárias e necropolítica em tempos da Covid-19: a interseccionalidade e a teoria queer em cena. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 19(48). https://doi.org/10.12957/rep.2021.60303

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier