As sociabilidades necessárias ao capital: o trabalho em migalhas no contexto da pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2021.60291

Resumo

Este texto discute as configurações do trabalho e as sociabilidades construídas pelo capital na fase atual da sua acumulação, destacando o contexto da pandemia, seus efeitos sobre o mercado de trabalho e as renovadas estratégias de gestão, controle e disciplinamento da força de trabalho. Analisa as determinações gerais da crise capitalista e os mecanismos de recomposição do seu domínio, através do trabalho mediado pelas tecnologias de informação e comunicação e formas de superexploração da força de trabalho que combinam o moderno e o arcaico. Nesse contexto, considera que a ampliação da informalidade e precariedade na sociedade contemporânea bem como as ideologias que orientam a formação de um trabalhador de novo-tipo, constituem os vetores que determinam os modos de ser, pensar e agir das classes trabalhadoras.

 

Palavras-Chave: trabalho; sociabilidade; crise capitalista; pandemia; precariedade.

Biografia do Autor

Angela Santana do Amaral, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

08-07-2021

Como Citar

do Amaral, A. S. (2021). As sociabilidades necessárias ao capital: o trabalho em migalhas no contexto da pandemia da Covid-19. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 19(48). https://doi.org/10.12957/rep.2021.60291

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier