Recolocando a autodeterminação na equação? Uma análise da ação coletiva feminista na Europa do Sul

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2021.56089

Resumo

No contexto da Europa do Sul, os direitos das mulheres têm-se confrontado com resistências históricas decorrentes de um legado cumulativo de ditadura, fascismo e catolicismo. Processos mais amplos de modernização desafiaram gradualmente esse legado, com um impacto significativo na mobilização pelos direitos das mulheres. Este artigo examina a ação coletiva feminista na Itália e em Portugal no século XXI, incluindo lutas pró-escolha ligadas ao aborto em Portugal e as mobilizações contra a violência de género na Itália. Em cada contexto, examinamos temas e repertórios dominantes da ação coletiva, mas também fontes de dissidência interna, como as questões da gestação de substituição e do trabalho sexual. Na última seção, sugerimos que a autodeterminação constitui um conceito-chave através do qual os movimentos feministas contemporâneos podem encontrar formas de superar importantes desafios políticos e teóricos emergentes.

 

Palavras-Chave: ação coletiva feminista; Europa do Sul; autodeterminação.

Biografia do Autor

Ana Cristina Santos, Universidade de Coimbra

Socióloga. Possui um Pós-doutorado em Estudos de Gênero, University of Leeds, Reino Unido. É pesquisadora sénior do Centre for Social Studies da Universidade de Coimbra e Honorary Research Fellow do Birkbeck Institute for Social Research, da Universidade de Londres.

Mara Pieri, Universidade de Coimbra

Doutoranda no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

15-01-2021

Como Citar

Santos, A. C., & Pieri, M. (2021). Recolocando a autodeterminação na equação? Uma análise da ação coletiva feminista na Europa do Sul. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 19(47). https://doi.org/10.12957/rep.2021.56089

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier