Racismo, trabalho e previdência social no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.52011

Resumo

Este artigo propõe-se a contribuir com as reflexões sobre a relação entre o racismo, mercado de trabalho   e os limites de acesso da população negra à previdência social no Brasil. Para tanto fez-se uma revisão bibliográfica no campo da   tradição marxista acerca da relação entre a chamada acumulação primitiva, a origem e o desenvolvimento do capitalismo, o processo de colonização das américas e a escravidão; sobre a dinâmica social brasileira em que   as relações raciais se desenvolveram, originando e   enraizando o racismo no país; e, acerca da condição atual  do trabalho e da previdência social. Ademais, recorreu-se aos dados disponíveis no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre população negra, mercado de trabalho e previdência social, para subsidiar as reflexões.

Palavras-chave: racismo; trabalho; população negra; previdência social.

Biografia do Autor

Maria Lucia Lopes da Silva, Universidade de Brasília - UnB

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhã (UFMA); Mestre e Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB); Pós-Doutorado Planejamento e gestão de política social e serviços sociais ("Pianificazione e Gestione delle Politiche e Servizi Sociali" - PROGEST). Professora da Graduação em Serviço Social e do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS) do Departamento de Serviço Social (SER) na Universidade de Brasília (UnB). Líder do Grupo de Estudos Marxistas e Pesquisas em Política Social e Trabalho – (GEMPP).

Jéssika Larissa Sousa Lima, Universidade de Brasília - UnB

Graduada em Serviço Social pela Universidade de Brasília (UNB); Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Política Social pela UnB (PPGPS/UnB).

Downloads

Publicado

27-07-2020

Como Citar

da Silva, M. L. L., & Lima, J. L. S. (2020). Racismo, trabalho e previdência social no Brasil. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(46). https://doi.org/10.12957/rep.2020.52011

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier