O genocídio da juventude negra brasileira: luta pelo direito a vida e o Serviço Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.52008

Resumo

O referido artigo, de forma ensaística, apresenta algumas reflexões sobre o genocídio da juventude negra e a importância do Serviço Social brasileiro no seu enfrentamento. Para este fim, utilizamos como aporte metodológico o estudo de caso, dialogando com a análise das relações sociais, no campo das desigualdades de cunho étnico-racial e de classe. Entendemos que o fato abordado não deve ser apreendido de forma aleatória e isolada, mas como resultado de uma violência histórica motivada, sobretudo, pelo racismo. Utilizamos, também, dados oficiais e indicadores estatísticos para pontuar o fenômeno social denominado Genocídio da juventude Negra brasileira. Este artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso de especialização Lato Sensu em Políticas sociais e Intersetorialidade no Instituto Fernandes Figueira / FioCruz, no ano de 2018.

Palavras-chave: Questão Social; Racismo; Juventude Negra e Serviço Social.

Biografia do Autor

Dayana Christina Ramos de Souza Juliano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Assistente Social, graduada pela Universidade Federal Fluminense em 2008, Especialista em Políticas sociais e Intersetorialidade pelo Instituto Fernandes Figueira / FioCruz no ano de 2018, e atualmente mestranda do Programa de pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com previsão de conclusão em 2020.

Downloads

Publicado

27-07-2020

Como Citar

Juliano, D. C. R. de S. (2020). O genocídio da juventude negra brasileira: luta pelo direito a vida e o Serviço Social. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(46). https://doi.org/10.12957/rep.2020.52008

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier