Avaliação de fenótipo: a participação do assistente social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.51985

Resumo

O objetivo deste artigo é fornecer elementos para o debate sobre a participação do/a assistente social na política de ações afirmativas na comissão de avaliação de fenótipo de concursos públicos. Para isso: (a) delineamos a forma de  inserção do/a assistente social na comissão de avaliação de fenótipo no certame do Tribunal de Justiça de São Paulo ocorrido em 2017; (b) refletimos sobre a formação do/a assistente social com base no materialismo histórico-dialético e os elementos teóricos, éticos e políticos que propiciam ao/à profissional atuar no combate ao racismo; (c) partilhamos o relato de experiência de avaliação aos/às candidatos/as na comissão de fenótipo e o rebatimento do racismo estrutural que marca a vida da população negra; e (d) pontuamos algumas proposições que permitem aos/às assistentes sociais refletir e debater sobre a formação profissional do/a assistente social e a atuação na luta antirracista.

 

Palavras-Chave: ações afirmativas; Serviço Social; racismo.

Biografia do Autor

Thais Felipe Silva dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Tribunal de Justiça de São Paulo

Assistente social. Mestranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na modalidade de cotas raciais com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior. Assistente Social no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Maria Beatriz da Rocha Alarcón, Tribunal de Justiça de São Paulo

Assistente social. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assistente Social no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Edna Fernandes da Rocha, Tribunal de Justiça de São Paulo

Assistente social. Doutora e Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assistente Social no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Downloads

Publicado

27-07-2020

Como Citar

dos Santos, T. F. S., Alarcón, M. B. da R., & da Rocha, E. F. (2020). Avaliação de fenótipo: a participação do assistente social. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(46). https://doi.org/10.12957/rep.2020.51985

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier