Avaliação de fenótipo: a participação do assistente social
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2020.51985Resumo
O objetivo deste artigo é fornecer elementos para o debate sobre a participação do/a assistente social na política de ações afirmativas na comissão de avaliação de fenótipo de concursos públicos. Para isso: (a) delineamos a forma de inserção do/a assistente social na comissão de avaliação de fenótipo no certame do Tribunal de Justiça de São Paulo ocorrido em 2017; (b) refletimos sobre a formação do/a assistente social com base no materialismo histórico-dialético e os elementos teóricos, éticos e políticos que propiciam ao/à profissional atuar no combate ao racismo; (c) partilhamos o relato de experiência de avaliação aos/às candidatos/as na comissão de fenótipo e o rebatimento do racismo estrutural que marca a vida da população negra; e (d) pontuamos algumas proposições que permitem aos/às assistentes sociais refletir e debater sobre a formação profissional do/a assistente social e a atuação na luta antirracista.
Palavras-Chave: ações afirmativas; Serviço Social; racismo.
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