Decolonialidade e estudos críticos do discurso: convergências para abordagens antirracistas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.51983

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender, analisar e problematizar a forma como os estudos críticos do discurso (ECD) e a perspectiva da decolonialidade podem convergir para uma abordagem antirracista no Brasil. Para isso, o texto está dividido em dois subitens, além da introdução e das considerações finais, que apresentam os conceitos em destaque e problematizam alguns elementos importantes com relação aos mesmos. No primeiro item, apresenta-se uma breve reflexão sobre os fundamentos da produção de conhecimentos, apontando importantes contribuições e questionamentos de autores que abordam a perspectiva decolonial. Na sequência, o texto apresenta uma breve introdução aos estudos críticos do discurso (ECD), situando a relevância de sua utilização para a compreensão, abordagem e análise do racismo no Brasil.

 

Palavras-Chave: estudos críticos do discurso; decolonialidade; antirracismo.

Biografia do Autor

Caroline Fernanda Santos da Silva, Universidade Luterana do Brasil – ULBRA

Assistente Social (ULBRA, 2004). Metre em Serviço Social (PUC Rio, 2009). Doutoranda em Serviço Social – PUC-RS. Atua como professora adjunta na Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Downloads

Publicado

27-07-2020

Como Citar

da Silva, C. F. S. (2020). Decolonialidade e estudos críticos do discurso: convergências para abordagens antirracistas no Brasil. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(46). https://doi.org/10.12957/rep.2020.51983

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier