Trabalho e responsabilidades familiares no Brasil: reflexões sobre os direitos do trabalho

Autores

  • Andréa de Sousa Gama UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2012.5110

Resumo

Entender a relação entre trabalho e vida familiar, no capitalis-mo, requer reconhecer que essas dimensões estão em conflito, adquirin-do novos contornos com a maciça entrada feminina no mercado detrabalho. A feminização dos mercados de trabalho coincidiu com a trans-formação da organização do trabalho e da produção, incrementandoessas tensões. A estas mudanças se associam as sociodemográficas que geraram variações na estrutura das famílias, criando uma nova relação entre demanda e oferta de cuidados. No artigo é analisada a evolução da legislação trabalhista e previdenciária quanto à proteção à maternidadee a “conciliação” entre trabalho e família, tendo por referência normas internacionais de proteção ao(à) trabalhador(a) e o exame de proposições recentes do legislativo brasileiro. Considera-se, desde uma  perspectiva de gênero, que a produção desta  legislação reflete possibilidades e limites das formas de intervenção do Estado brasileiro sobre a temática.

Biografia do Autor

Andréa de Sousa Gama, UERJ

Assistente social, mestre e doutora em Saúde Coletiva pela Escola Nacional de Saúde PúblicaSergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) e professora adjunta da Faculdadede Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FSS/UERJ).  Correspondência:Rua São Francisco Xavier, 524, Pavilhão João Lyra Filho. 8º andar, Bloco D, Sala 8020. CEP:20550-013, Maracanã – Rio de Janeiro/RJ – Brasil.

Downloads

Publicado

28-02-2013

Como Citar

Gama, A. de S. (2013). Trabalho e responsabilidades familiares no Brasil: reflexões sobre os direitos do trabalho. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 10(30). https://doi.org/10.12957/rep.2012.5110

Edição

Seção

Metamorfoses no Mercado de Trabalho