Corpo miserável, espírito empreendedor: empreendedorismo, pobreza e desemprego no Brasil

Autores

  • Julia Salgado UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2012.5108

Resumo

Neste artigo analiso a recente figura jurídica criada pelogoverno brasileiro, o Empreendedor Individual, como nova ferramentado processo de transferência de responsabilidade pelo acesso aomercado de trabalho – responsabilidade esta que deixa de ser coletiva, tornando-se individual.

Sugiro que tal processo de transferência confere aos indivíduos a responsabilização não apenas por sua situaçãode desemprego, mas também de pobreza e miséria. Classificando o empreendedorismo como a melhor (ou mesmo a única) alternativaao problema de desemprego e miséria, os discursos aqui analisadostrabalham na construção de subjetividades empreendedoras comosendo positivas, requeridas e heroicas. E ao difundirem que o brasileiro é um ser “naturalmente empreendedor”, naturalizam a noção de quequalquer um é capaz de sair do estado de pobreza por meio da ação empreendedora.

Biografia do Autor

Julia Salgado, UFRJ

Jornalista, mestre em Comunicação e Cultura e doutoranda junto à Escola de Comunicaçãoda Universidade Federal do Rio de Janeiro. Correspondência: Rua Professor Gastão Bahiana,429/202 – Copacabana – Rio de Janeiro. CEP: 22071-030.

Downloads

Publicado

28-02-2013

Como Citar

Salgado, J. (2013). Corpo miserável, espírito empreendedor: empreendedorismo, pobreza e desemprego no Brasil. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 10(30). https://doi.org/10.12957/rep.2012.5108

Edição

Seção

Metamorfoses no Mercado de Trabalho