O papel protagonista do Pré-Vestibular para Negros e Carentes (PVNC) nas políticas afirmativas – a experiência da educação superior brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.47229

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que tem como objetivo principal analisar o papel e atuação dos movimentos sociais, do movimento negro e, mais especificamente, dos pré-vestibulares para negros e carentes (PVNC) no processo de elaboração, implementação e consolidação das políticas de ação afirmativa na educação superior brasileira. O segundo ponto do presente texto apresenta resultados da pesquisa realizada sobre a gênese do PVNC, o seu papel protagonista no campo afirmativo e a perspectiva política de uma de suas principais lideranças, Frei Davi.

 

Palavras-Chave: política de ação afirmativa; pré-vestibular para negros e carentes; ensino superior.

Biografia do Autor

Andréia Clapp Salvador, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Puc-RJ

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Coordenadora do grupo de pesquisa de ações afirmativas e reconhecimento (GPAAR).

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Publicado

15-01-2020

Como Citar

Salvador, A. C. (2020). O papel protagonista do Pré-Vestibular para Negros e Carentes (PVNC) nas políticas afirmativas – a experiência da educação superior brasileira. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(45). https://doi.org/10.12957/rep.2020.47229

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier