Política de cotas raciais: instrumento de promoção de equidade e justiça social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.47226

Resumo

Este artigo aborda a política de ações afirmativas, mais especificamente, a relativa à de cotas raciais nas universidades públicas brasileiras. Resulta de uma pesquisa realizada em uma universidade pública da região Nordeste, com o objetivo de analisar a visão de discentes de diferentes cursos e centros da instituição a respeito do assunto. Fundamentada no método materialista histórico-dialético, adotou como procedimentos metodológicos as pesquisas empírica e documental, tendo como instrumentos o formulário semiestruturado para a primeira e ficha resumo, para a segunda. Os principais resultados mostraram que a posição predominante na pesquisa foi a favorável, representando 84% dos alunos pesquisados; e que há uma maior rejeição à política de cotas pelos cursos pertencentes aos centros de Ciências Biológica e da Saúde, e Ciências Exatas e Tecnologia, quando comparados aos cursos dos Centros de Ciências Sociais Aplicadas e Educação e Ciências Humanas, porém, no geral, se mostraram majoritariamente favoráveis à política em exame.

 

Palavras-Chave: cotas raciais; negro; ensino superior; ações afirmativas.

Biografia do Autor

Erica da Silva Mendonça, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UFS (PROSS/UFS).

Maria Lúcia Machado Aranha, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (UNIMEP). Professora Titular do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista do Programa de Educação Tutorial/PET/MEC.

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

Mendonça, E. da S., & Aranha, M. L. M. (2020). Política de cotas raciais: instrumento de promoção de equidade e justiça social. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(45). https://doi.org/10.12957/rep.2020.47226

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier