Serviço Social, educação e racismo: uma articulação necessária
DOI:
https://doi.org/10.12957/rep.2020.47223Resumo
O presente artigo resulta da primeira etapa de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo geral se constitui em refletir sobre o trabalho dos assistentes sociais nas políticas educacionais, e sua coadunação com as recentes legislações de combate ao racismo na área, que tiveram como lastro a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (1996). Essa primeira fase trata-se de um mapeamento das produções dos programas de pós-graduação em serviço social sobre racismo na educação, na base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Considera-se no texto a importância da Educação, e das políticas educacionais, enquanto instrumentos no combate ao racismo e a discriminação racial no Brasil buscando apreciar a relação dialética destas políticas com a sociedade, assim como sua dimensão política no interior dos processos de socialização.
Palavras-Chave: Serviço Social; educação; racismo; políticas educacionais.
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