... para depois dividir: notas sobre Reforma Previdenciária e assimetrias raciais no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.47220

Resumo

O artigo analisa o perfil cor ou raça do público contribuinte e beneficiário da previdência social no Brasil e os efeitos da reforma previdenciária sobre as desigualdades raciais. A previdência social contribui para a melhoria da qualidade de vida da população preta e parda, especialmente através das políticas de transferência de renda para os mais pobres, do estabelecimento do piso dos proventos em um Salário Mínimo e através do regime especial de previdência para o trabalhador rural. Por outro lado, o acesso à previdência social é marcado pelas assimetrias de cor ou raça provenientes da segregação e discriminação no mercado de trabalho, pelo diferente formato da pirâmide etária de brancos e negros e tempo de sobrevida. O artigo conclui que a reforma da previdência não somente não contribui para a superação das atuais desvantagens de cor ou raça, como ainda apresenta um potencial de aprofundá-las ainda mais.

 

Palavras-Chave: previdência social; reforma da previdência; desigualdades; cor; raça.

Biografia do Autor

Marcelo Paixão, Universidade do Texas

Economista formado pela UFRJ e doutor em Sociologia pelo Iuperj. Professor associado da Universidade do Texas, Austin.

Mario Theodoro, Universidade de Brasília - UnB

Economista formado pela Universidade de Brasília (1980) e doutor em economia pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne (1998). Foi pesquisador da Universidade de Brasília e consultor legislativo do Senado Federal. 

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

Paixão, M., & Theodoro, M. (2020). . para depois dividir: notas sobre Reforma Previdenciária e assimetrias raciais no Brasil. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(45). https://doi.org/10.12957/rep.2020.47220

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier