Repensando a circulação e a adoção de crianças negras na família brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2020.47216

Resumo

Este estudo objetiva realizar uma análise das formas de organização, resistência e proteção adotadas historicamente pelas famílias negras brasileiras diante das ações e determinações do Estado. A partir de análise bibliográfica, retomaremos o conceito de circulação historicamente compreendido pelos operadores do direito como uma prática nociva e prejudicial às crianças, a qual era adotada, sobretudo, por famílias negras e empobrecidas do país. Partimos do pressuposto de que esse era um mecanismo adotado por essas famílias para driblar a possibilidade de institucionalização dos filhos em espaços marcados pela violência, destruição de vínculos familiares, afastamento territorial da comunidade e adoções irregulares. Constatamos que se constitui na atualidade como forma de assegurar os direitos dessas crianças quando permite o acesso à família ampliada e à convivência com família paterna.

 

Palavras-Chave: circulação e adoção de crianças; família negra; mulheres negras; resistência; campo sociojurídico.

Biografia do Autor

Vanessa Cristina dos Santos Saraiva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGSS/UERJ)

Professora substituta na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 2018-2019, atuou na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias entre 2015-2017 em Abrigo Institucional e Conselho Tutelar. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGSS/UERJ). Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Políticas Sociais e  Intersetorialidade pelo Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira Fiocruz. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos, Infância, Juventude e Serviço Social (NUDISS) – UFF.

Downloads

Publicado

15-01-2020

Como Citar

Saraiva, V. C. dos S. (2020). Repensando a circulação e a adoção de crianças negras na família brasileira. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 18(45). https://doi.org/10.12957/rep.2020.47216

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier