Autonomia feminina e concepções de direito entre mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2019.45220

Resumo

O presente artigo trata do tema da autonomia feminina e objetiva compreender a percepção de mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família em torno das concepções políticas como direito e cidadania. Para tanto, inferimos o modo como elas interpretam a relação com o Estado, o acesso às políticas públicas e o seu agenciamento nesse processo. Buscamos captar e dimensionar a autonomia dessas mulheres para a tomada de decisões no espaço doméstico e em aspectos relativos à individualização feminina, tanto no contexto das relações familiares como das relações sociais mais amplas. As análises foram calcadas em estudos de caso realizados em Curitiba (Paraná) e Fortaleza (Ceará), no ano de 2013, por meio de uma amostragem constituída por cento e noventa entrevistas, sendo noventa e cinco em cada cidade.

 

Palavras-Chave: autonomia feminina; cidadania; espaço doméstico; Programa Bolsa Família.

Biografia do Autor

Silvana Mariano, Universidade Estadual de Londrina - UEL Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Sociologia pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professora do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UEL.

Márcio Ferreira de Souza, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutor em Sociologia pela UFMG. Professor do Instituto de Ciências Sociais da UFU. Docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UEL.

Downloads

Publicado

18-10-2019

Como Citar

Mariano, S., & de Souza, M. F. (2019). Autonomia feminina e concepções de direito entre mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 17(44). https://doi.org/10.12957/rep.2019.45220