Assistência estudantil e acesso à educação superior: um estudo na UECE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/rep.2019.45213

Resumo

Este artigo analisa a assistência estudantil na Universidade Estadual do Ceará (UECE) como instrumento de viabilização do acesso ao ensino superior, a partir de pesquisa realizada com estudantes do Curso de Serviço Social. Fundamentada no materialismo histórico-dialético, a pesquisa utilizou estudos bibliográfico, documental e de campo, em que se realizaram entrevistas e observação da realidade dos interlocutores. Considerando que o acesso à educação superior envolve o ingresso, a permanência e a qualidade da formação, conclui-se que a assistência estudantil na UECE ainda é incipiente, contando com reduzida equipe profissional e ações que não atendem à totalidade dos estudantes e de suas demandas, como o Programa de Bolsas de Estudos e Permanência Universitária (PBEPU), embora contribuam para reduzir a evasão entre os beneficiados. Assim, faz-se necessário articular os benefícios pecuniários a outras ações de assistência estudantil, compreendendo diferentes aspectos que interferem na permanência dos estudantes até a conclusão de seus cursos.

 

Palavras-Chave: educação superior; acesso; assistência estudantil; Serviço Social.

Biografia do Autor

Flávia Gonçalves da Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduada em Serviço Social e mestra em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES/UECE).

Mônica Duarte Cavaignac, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Professora do Curso de Serviço Social e do Mestrado Acadêmico em Serviço Social, Trabalho e Questão Social (MASS) da UECE. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES/UECE). Pró-reitora de graduação da UECE.

Renata Maria Paiva da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestra em Serviço Social, Trabalho e Questão Social pela UECE. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Exclusão Social (GEPPES/UECE). Assistente Social do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza.

Downloads

Publicado

18-10-2019

Como Citar

da Silva, F. G., Cavaignac, M. D., & da Costa, R. M. P. (2019). Assistência estudantil e acesso à educação superior: um estudo na UECE. Revista Em Pauta: Teoria Social E Realidade contemporânea, 17(44). https://doi.org/10.12957/rep.2019.45213

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático | Articles - Thematic Dossier